Destaques

  • This is Sparta!
  • Queime mais gordura no treino
  • Por que atletas são mais espartanos?
  • Como acordar mais cedo - I

O caminho de Esparta

O objetivo deste blog é dar dicas sobre como ter um corpo funcional – um corpo em forma física e mental, capaz de praticar esportes sem dificuldades, raciocinar com clareza, aprender coisas novas, independente do seu sexo. Entre milhares de outras vantagens adquiridas por hábitos saudáveis e naturais - em outras palavras, levar uma vida como a de Esparta. Saiba mais.

A Dieta Espartana

Estou cansado de tantas estratégias diferentes sobre dietas milagrosas que vão nos fazer perder gordura e ganhar músculos. Na minha opinião, só se pode fazer um ou outro em épocas diferentes (malho para hipertrofia em um período e definição em outro). Então, aqui está minha versão de dieta para definir e queimar gordura. Se você:

• Quer emagrecer comendo o que gosta;
• Não consegue perder gordura comendo 6 vezes por dia;
• Não tem saco para contar calorias;
• Não tem tempo para preparar inúmeros lanchinhos para o dia seguinte;
• Não quer comer feito passarinho.

Se você se identifica com os itens acima, acho que acabou de encontrar o que procurava.

[Você acha que ele levava marmitinha pra comer alface na guerra?]

Como funciona?
Simples, como tudo que posto no blog. Duas ou três vezes por semana, você vai jejuar por 18 horas. Qualquer combinação é possível: de 19h até às 13h do dia seguinte, de 22h até às 16h do dia seguinte, etc. Você só pode beber água, café ou chá com adoçante nesse período.

Fazendo isso duas ou três vezes por semana, conseguimos um déficit calórico de 20-40% e queimamos gordura. É possível não comer o dia inteiro e termos força para malhar. Quando comemos, o alimento se converte em açúcar e fica armazenado no fígado e nos músculos como glicogênio, e só é queimado por meio de exercícios físicos. Ou seja, mesmo jejuando hoje, a comida da noite passada ainda está armazenada no corpo para ser queimada como fonte de energia.

Não vou perder músculos assim?
A Dieta Espartana só é recomendada para quem faz, pelo menos, 3 dias de treino com pesos. Essa combinação é que previne a perda muscular. Sem malhar, o corpo acaba consumindo os músculos aos poucos para se manter estável. Isso é chamado de atrofia muscular – os músculos encolhem devido a falta de uso.

Desvantagens
• Demora uma ou duas semanas para se acostumar com a sensação constante de fome;
• No começo, é comum querer comer demais após os jejuns, atrapalhando o progresso (sim, apesar de podermos comer “qualquer coisa”, ainda temos que maneirar);
• É difícil parar de pensar em comida no começo!

Vantagens
• Pra mim, a principal vantagem é não precisar carregar comida e lanches para tudo que é canto – nos dias de jejum, temos uma preocupação a menos;
• Apesar do nome, não é uma dieta de verdade – é simplesmente parar de comer por certos períodos;
• Flexibilidade – podemos começar e terminar o jejum quando quisermos;
• Ainda podemos comer o que gostamos;
• Esquecer a quantidade de calorias, apesar de ainda comer moderadamente;
• Sensação de espartano que vai jantar no inferno!


Cuidados
Você precisa continuar comendo normalmente nos dias sem jejum – sem excessos e sem restrições. A Dieta Espartana não é um passe livre para comer como um porco.

Controle também o tipo de alimento que ingere. Apesar de poder comer as comidas que mais gosta, se continuar tomando refrigerante todo dia, não vai adiantar nada. Evite comer açúcar e comidas processadas.

A Dieta Espartana é uma mudança gradual de estilo de vida. Não é uma fórmula de dieta milagrosa.

Eu malho nos dias de jejum ou não?
Você deve malhar nos dias e no horário que se sentir mais à vontade. Particularmente, prefiro malhar de barriga vazia. A decisão é sua. Mas tenha em mente que, se o seu período de jejum acabar quando você terminar de malhar, os resultados serão MUITO maiores.

Se funciona tão bem, por que não jejuar todo dia?
A Dieta Espartana funciona justamente porque não é feita todo dia, caso contrário afetaria seu metabolismo. Vários dias seguidos nesse estilo causaria desordens no organismo. Na verdade, o conceito de jejum é comum até mesmo em algumas religiões. Jejuar pode melhorar a saúde e o sistema imunológico.

Mas... o café-da-manhã é a refeição mais importante do dia!
Por quê? A única importância do café-da-manhã é para evitar de comermos demais ao longo do dia. Na Dieta Espartana, você nunca deve comer em excesso para “compensar” o jejum.

No geral, é isso. Com certeza ainda restarão algumas dúvidas, que terei prazer de responder por comentários ou e-mails.

Caso tudo pareça muito duvidoso, ótimo. Não acredite em nada. Mas, antes de julgar ou recusar, teste por duas semanas e veja os resultados por si mesmo. Não gostou? Pare. Simples assim.


Nota: Esta dieta é apenas para pessoas em ótimas condições de saúde. Minha palavra não substitui a de um nutricionista.


Apoio científico:


A controlled trial of reduced meal frequency without caloric restriction in healthy, normal-weight, middle-aged adults

Meal Frequency and Energy Balance

16 comentários:

Anônimo disse...

Thiago, fiquei um tempo sem acessar a internet por motivos de trabalho e agora tenho a grata surpresa de encontrar mais post tão bem elaborados e construtivos como os anteriores, que bom que não desanimastes.

Fica uma dúvida quanto a dieta espartana: Ela também é indicada a indivíduos magros que querem adquirir massa muscular? ou apenas para perda de peso?

Parabéns pelos posts!

Thiago d'Evecque disse...

Essa dieta só é indicada para a perda de gordura. Para ganhar massa é necessário comer muito mais! Em breve devo colocar uma dieta voltada para este objetivo...

Um abraço e obrigado pela força.

Anônimo disse...

Ola.. Grande Thiago.. Gostaria de mais informacoes sobre a dieta.. nada de mais.. so o que deve se comer e o que se deve evitar... e tambem sobre serie de exercicios.. li os outros post.. mais ficou um pouco vago na minha cabeça.. de qualquer forma..

Parabens pela iniciativa.. e parabens pelo Post.

Thiago disse...

ola, muito bom o blog!

mas...
nao entendo, dizem q comer por 3 em 3 horas acelera o metabolismo, como pode isso emagrecer, entendo o que diz sobre testar e ver por mim mesmo, mas ainda e muito estranho

e li sobre esse assunto uma dia desses

http://melissacrocetti.wordpress.com/2010/07/19/jejuar-faz-bem/

se puder dar uma lida e me esclarecer...
abracos!

Thiago d'Evecque disse...

Anônimo,

sobre o que comer ou não: apenas evite açúcar o máximo que puder. Refrigerantes, barrinhas de cereal, doces, etc. O resto é liberado, mas a moderação é a chave do negócio - não é porque você está no jejum que nos dias normais pode comer como um boi. Procure comer proteínas, carboidratos complexos (arroz e macarrão integral, alimentos ricos em fribra) e gorduras saudáveis (azeite extra virgem).

Quanto a exercícios, recomendo séries de força. 5x5, na minha opinião, é o melhor para começar.

Thiago,

sobre o post que você leu, encontro argumentos fáceis para mostrar como vários pontos lá estão errados.

1- Existem diversas pesquisas que ligam o jejum à uma melhor qualidade de vida, longevidade, desempenho psicológico e físico, etc. Infelizmente não tenho os links, mas basta procurar no Google (em inglês).

2- Jejuar por pequenos períodos de tempo, intermitentemente (dias alternados), não desacelera o metabolismo. Isso somente ocorre quando se jejua por um longo tempo.

3- Pense em como nossos ancestrais comiam. Apenas comidas naturais e nem sempre era possível achar alguma disponível. Já viu o corpo deles quando retratado em pinturas, estátuas e outros? Comer constantemente, apesar de funcionar para alguns, não é natural (a menos que seu objetivo seja ganhar massa). Sempre acreditei que este é um conceito inserido na sociedade pela mídia e pela indústria nutritiva para vender mais.

4- Duvide de tudo, até de mim! Teste todas as coisas de que tem dúvida. Mantenha o que for útil e livre-se do que não funcionar.

Boa sorte!

Thiago disse...

claro claro, empirismo ao extremo.
estou testando a sua dieta e tenho gostado...
foi apenas para tirar duvida, e vermeos a longo prazo os resultados, parabens!

Anônimo disse...

Estou com problemas...não emagraço mais...preciso perder uns 15 kg.... não como mais de 1000 kcal por dia...comecei a tomar a famosa Caralluma Actives há 6 dias e nenhum kg a menos na balança....não estou mais malhando por falta de tempo no trabalho.... ano passado havia perdido 7/8 kg so fazendo aulas aeróbicas na academia em um período de 2 meses... já fiz vários examens de sangue... e de tireoide e nada....não sei msm a que posso apelar...
Tem alguma dia?
Obrigado!
Abs

ps: parabéns pelo site.

Thiago d'Evecque disse...

Você teria 20 minutos por dia para malhar? Pode ter certeza que fará uma diferença incrível. Se tiver este pequeno espaço de tempo disponível, me avise que vou passar uma série para você fazer em casa mesmo, sem peso nenhum.

Procure comer mais proteínas magras e menos carboidratos e gorduras.

Anônimo disse...

Consigo 1h por dia tranquilo mesmo na época de pico no trabalho... tenho buscado me alimentar de queijo, carne magra e mta salada....azeites, azeitona, amendoas, nozes ,frutas e leite...fazendo umas 2 ou 3 no máximo de refeiçoes por dia.... Adoro correr na praia....por sinal vou voltar hj... mas tá casca de perder 1 kg se quer...

Obrigado pela força...

Abs

Thiago d'Evecque disse...

Azeites, azeitona, amendoas, nozes ,frutas e leite contêm MUITAS calorias. Se as porções não forem cuidadosamente controladas, podem sabotar qualquer dieta. Queijo e carne magra está perfeito. Procure manter o consumo de carboidratos baixo. Realizar atividades físicas fará toda a diferença.

Anônimo disse...

e aii fera blz!?olha so.malho todos os dias e estou usando essa dieta de segunda a sexta..começa 7 da noite ate a hra do almoço no outro dia...ate a sexta...qnd paro com ela...mas sempre moderando na alimentaçao..esta certo o q estou fazendo!?nao estou sentindo nada...nem tontura..nada...so sinto aquela sensaçao de queimaçao..fora isso blz..!!e estou gostando...

Thiago d'Evecque disse...

Está tudo certo sim, mas veja bem: eu recomendo este jejum intermitente até 3 vezes na semana, e você faz de segunda a sexta. Se começar a sentir efeitos colaterais fortes, reduza o volume. Provavelmente não irá, pois seu horário de jejum está muito bem programado.

Volte depois de um ou dois meses para me contar os resultados.

Um abraço e boa sorte!

GatoR disse...

Faço GINÁSTICA ESPARTANA em casa, além de outros calistênicos old-school. O fato é que eu era muito gordo, emagreci quase tudo, preciso perder um poucode gordura abdominal , só pra definir. É melhor fechar a boca, correndo risco de perder musculo (peito e braço eu tenho alguma coisa já) ou fazer exercicio de cardio?

Anônimo disse...

Thiago boa tarde !! Então gente funciona mesmo essa dieta Spartana!! o segredo se chama diciplina e determinação se vc for uma pessoa realmente focada e resistir esses alimentos me desculpem a palavra mais essas drogas que só nos fazem engordar como refrigerantes e hamburgues vcs conseguem perdi 5 kg em 1 semana e meia e to nem ai, mesmo não sendo recomendado até pelo próprio thiago de fazer a dieta todos os dias faço todos os dias é até hj não me fez nenhum mal não me sinto fraco faço jejum de segunda a segunda e ainda faço musculação janto as 19:00 hrs e almoço só as 13:00 hrs do dia seguinte e nesse periodo só bebo aguá ou como alface que não engorda nada e ainda faço malhação thiagão será que assim está certo? um forte abaço

HIIIIIIIIIIIIII disse...

faço jiujitsu e pulo corda sem musculação,será q posso fazer essa dieta?

Anônimo disse...

mas ingerindo proteinas e carboidratoa de rapida absorçao logo apos a malhaçao nao aumenta a secresao do hgh ?

Postar um comentário